segunda-feira, 8 de junho de 2009

Renascimento

RENASCIMENTO E HUMANISMO
O Humanismo pode ser considerado a expressão intelectual-filosófica do Renascimento, que valoraizava o humano e o natural em oposição ao divino e ao sobrenatural. é baseado no neoplatonismo, que tentou dar uma nova dimensão ao homem. Houve um retorno aos padrões clássicos greco-romanos, que haviam sido preservados pelos árabes.
No período do Renascimento e do Humanismo o olhar do homem desvia-se do céu para as questões do cotidiano. A curiosidade é aguçada para a observação direta dos fatos, com redobramento interesse pelo corpo e pela natureza circundante. Ocorreram transformações econômicas que perdurava desde o final da Idade Média, com o desenvolvimento das atividades artesanais e comerciais dos burgueses.
Valelembrar, que o Renascimento é o período das grandes invenções e viagens utrmarinas, decorrentes da necessidade de ampliação dos negócios e enriquecimento da burguesia. A imprensa e o papel ampliam a difusão da cultura e abússola permite aumentar as distâncias com maior segurânça. O caminho para as índias e a conquista da Ameri9ca no século XV alargou o horizonte geográfico e comercial.
O espírito inovador do Renasciemnto se manifesta também na religião com a forte crítica de Martinho Lutero sobre a igreja católica. A Reforma de Lutero, ocorrida a princípio na Alemanha, deu origem à primeira guerra de religião do período moderno, travada entre protestante e católicos. Lutero protestou contra a vinda de indulgências e criticou a estrutura eclesiástica.
A Reforma permitiu que a sociedade pudesse elaborar novos valores, possibilitou aos homens o pensamento livre, o questionamento de dogmas e de Deus pelo uso da razão.
A revolução da econômia permitiu o desenvolvimento acelerado de vários grupos sociais. A igreja teve de se adaptar aos novos tempos. Nesse contexto, surgiu a Contra-Reforma, uma tentativa da igreja católica de recuperar o terreno perdido para os protestantes. A Contra-Reforma buscava atingir seus objetivos por meio da educação, da catequese e da Inquisição. Em 1534, Santo Inácio de Loyola funda a Companhia de Jesus ou Ordem dos Jesuítas, com o apoio do Papa Paulo III. A principal tarefa dos jesuítas era catequizar os habitantes da colônias recém-descobertas e assim conseguir novos adeptaos. Desse modo, ao expandir a cultura cristã a igreja católica reconquista o poder.
Em suma podemos disser que o renascimento foi um amplo movimento artítisco, filosófico, literário e ideológico que retorna aos padrões greco-romanos, cujo o homem passa a ser visto como centro do universo, isto é, antropocentrismo contrapondo-se ao teocentrismo que via Deus como centro di universo.

Referência Bibliográfica

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed Ática, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário