Educação Grega
A educação Grega especificamente em Atenas se inicia aos sete anos de idade. Se a criança é do sexo feminino, permanece no gineceu, parte da casa onde as mulheresse dedicam aos afazeres domésticos, pouco importantes em mundo essencialmente masculino. Se é menino, desliga-se da autoridade materna e inicia a alfabetização e a educação fisica e musical.
Acompanhado por um escravo , o pedagogo, o menino dirige-se à palestra, onde pratica exercicios fisicos. Sob a orientação do pedotriba ( instrutor físico) iniciado em corrida, salto, lançamentro de disco, de dardo e em luta, as cinco modalidades do pentatlo, competição famosa de jogos. Aprende assim a fortalecer o corpo e a exercer domínio sobre si próprio, já que a educação física nunca se reduz à mera destreza corporal, mas vem acompanhada pela orientação moral e estética.
Além do preparo físico, a educação músical é extreammente valorizada, e por isso o pedagogo também leva a criançaao citarista, ou professor de cítara. Os Gregos eram amantesda música ( a arte das musas), de significado muito amplo, abrangendo a educação artistica em geral. Assim, qualquer jovem bem educadoaprende a tocar lira ou outros instrumentos como cítara e flauta. é cultivado o canto, sobretudo coral, bem como a declamação de poesias, geralmente acompanhada por instrumeno musical. A dança é expressão abrangente que incluiu o exercicio físico e a música.
Em Atenas o ensino elementar de leitura e escrita, durante muito tenmpo, merece menor atenção e cuidado do queas práticas esprotivas e músicais ja mencionadas.O mestre é geralmente uma pessoa humilde, mal paga e sem o prestígio do instrutor físico. Com o tempo, à medida que aumenta a exigência de melhor formação intelectual, delineiam-se três níveis de educação: elementar, secundária e superior.
A educação elementar completa-se por volta dos 13 anos. As crianças mais pobres saem então me busca de um ofício, enquanto as de família rica continuam os estudos, sndo encaminhadas ao ginásio, palavra com diversos sentidos. Inicialmente designa o local para a cultura física onde, com frequência, os gregos se apresentam despidos.
Dos 16 aos 18 anos, a educação adquiri uma dimensão cívica de preparação militar. A partir de então, a educação formal atende aos filhos da elite, exculindo os demais.
Referência Bibligráfica
Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. Sp. Ed. Moderna, 2002
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário