sexta-feira, 12 de junho de 2009

A educação na sociedade tribal

A educação na sociedade tribal

Ao estudarmos a historia da educação e viajarmos pelo tempo iremos perceber que a educação nem sempre foi à mesma dos dias atuais e que há diferentes modelos e diferentes formas dela ser transmitida.
Nas sociedades tribais, por exemplo, a educação é difusa cujo saber e o conhecimento é aberto a todos, ou seja, é igualmente transmitido para todos os membros da comunidade, visando a formação integral e universal dos mesmos.
A educação, na sociedade tribal, diferentemente das sociedades complexas, é transmitida espontânea e naturalmente para todos. As crianças indígenas aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais, e elas aprendem para a vida e por meio da vida os costumes, os valores, crenças e a cultura da tribo sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar. Assim sendo, na sociedade tribal, não há a existência da instituição escola controlada pelo Estado como acontece nas sociedades complexas, pois a organização social das tribos se baseia em uma estrutura que mantêm homogêneas as relações, sem a dominação de um ou outro segmento. Em decorrência disso, a sociedade tribal é homogênea, uma, indivisível e sem classes, onde a terra pertence a todos e o trabalho e seus produtos são coletivos.

Entretanto as sociedades tribais sempre foram vitimas de forças externas, onde o modelo difuso de sua educação responsável pela transmissão de seus valores, costumes e crenças de sua cultura, foi violentamente agredida.
O filme A Missão explicíta muito bem isso a maneira em que os índios foram doutrinados, por meio da catequização e evangelização, pela fé cristã através das missões jesuíticas. Além disso, o filme relata, também, o massacre em que os índios foram submetidos.


Referência Bibliografica

Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. Sp. Ed. Moderna, 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário